Piloto evita tragédia em Aeroporto de Congonhas; aviões da Gol e Latam poderiam ter colidido se piloto não arremetesse

Caso aconteceu às 9h54 desta segunda, dia 18 de julho

Para aquelas pessoas que estão acostumadas com o dia a dia de uma operação em um aeroporto de grande movimentação, sabe que os procedimentos de arremetida acontecem com certa frequência. Os motivos para este procedimento são variados.

Um deles é para evitar o risco de uma colisão entre uma aeronave que esteja em aproximação para aterrissar e outra que não esteja na zona de segurança.

Porém, casos mais graves podem acontecer. E é quando, uma aeronave está posando em uma pista e a outra ainda se preparando para decolar. Casos assim são ainda mais graves porque as duas aeronaves estariam concorrendo à mesma pista.

Foi o que aconteceu na manhã desta segunda, dia 18 de julho, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Um avião da Gol estava em processo de pouso e uma aeronave da Latam estava na mesma pista para levantar voo.

Alertas de segurança da aeronave e também informações da torre de controle foram suficientes para alertar o piloto da Gol a iniciar o procedimento de arremetida para evitar uma colisão.

O incidente foi registrado às 9h54 da manhã.

Sistemas privados de navegao registraram o momento de encontro das duas aeronaves na manh desta segunda0feira 18 no Aeroporto de Congonhas Foto Reproduo
Foto: Reprodução

Após o incidente no aeroporto a Gol emitiu uma nota afirmando que o voo 1209 realizou uma arremetida devido à presença de uma outra aeronave na pista. A empresa ainda informou que o procedimento de arremetida foi realizado conforme o protocolo de segurança.

O procedimento de arremetida é um procedimento usual e bastante seguro que possui regras muito bem definidas para acontecer.

Escrito por

Paulo Machado

Colunista de portal de notícias dedicado a TV e Famosos, Curiosidades, Saúde Natural e Bem-estar, Finanças e Política Brasileira