O pigarro é um incômodo que surge na garganta e está relacionado ao excesso de muco preso na garganta. Este incômodo geralmente surge como resposta a alguma alergia, mas também pode ser o resultado da exposição à fumaça de cigarros ou ar poluído.
A fumaça do cigarro e outros tipos de impurezas encontradas no ar poluído estão cheias de partículas e substâncias que são nocivas aos nossos pulmões. Nosso corpo tenta impedir que tais substâncias cheguem aos pulmões através da produção de muco.
O muco é uma substância pegajosa que se adere às paredes da garganta e também a parte das substâncias e partículas e depois é expelido, dando lugar a mais mucosa recém produzida.
Quando nossa garganta é exposta a muita impureza num curto espaço de tempo a garganta não consegue expelir todo o muco. Ele então se acumula gerando o pigarro, que pode ser muito espesso e portanto não sai com facilidade.
Confira a seguir as 4 maneiras de se livrar do pigarro:
1. Fazer um gargarejo com água e sal
A água com sal funciona como um soro fisiológico, diluindo o muco preso.
2. Passar óleo essencial de eucalipto no peito
O aroma de eucalipto tem ação expectorante e pode ajudar a deslocar a mucosa para então ser expelida.
3. Fazer nebulizações com vapor de água
O vapor de água ajuda a diluir o muco além de suavizar a irritação.
4. Beber 2 litros de água por dia
Se seu corpo estiver bem hidratado ele poderá dispor de mais líquidos, fazendo com que a mucosa fique mais liquefeita e mais fácil de ser expelida.