Na tarde desta terça-feira (15), a cidade de Petrópolis, que fica localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi atingida por um forte temporal que deixou vários mortos e desaparecidos.
O volume de chuva que caiu sobre a cidade é impressionante. O temporal que durou aproximadamente seis horas, despejou cerca de 259 milímetros de chuva na região, deixando um rastro de destruição.
As inundações aconteceram de maneira repentina, deslizamentos de terra cobriram várias casas, carros foram arrastados, muita lama desceu dos pontos mais altos da cidade, que ficou em uma situação caótica.
Imagens registradas pelos moradores de Petrópolis dão a dimensão da tragédia, que deixou pelo menos 18 mortos e desparecidos.
Um vídeo que vem circulando nas redes sociais mostra o momento em que crianças de uma escola de Petrópolis são resgatas, assustadas e cobertas e lama elas correm sob a chuva em busca de ajuda:
https://twitter.com/_SilviaHammes/status/1493745633114542085
Outra imagem que chamou bastante atenção foi do momento do deslizamento de terras que engoliu várias casas, o flagrante do desastre viralizou nas redes sociais; confira:
Estou arrasado pelo que está acontecendo com Petrópolis/RJ hoje. Um caos. Fico indignado em ver que a prefeitura faz vista grossa pra essa situação que se encontra algumas casas.
Morei lá e sei que toda chuva é uma catástrofe. pic.twitter.com/MPFmofHtJ0— Peter Jordan (@peterjordan100) February 15, 2022
A escola fica localizada no bairro Alto da Serra, na mesma região em que aconteceu o deslizamento de terra. Segundo a Defesa Civil de Petrópolis há vários desabrigados, existem locais na cidade que estão isolados e as equipes de socorro não conseguiram acessá-los. Mais de 200 homens do Corpo de Bombeiros e voluntários trabalham no resgate das vítimas.
Vários desabrigados foram alojados no Hospital Clínico Corrêas.