Na semana passada, a cidade de Petrópolis, que fica situada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, enfrentou uma de suas maiores tragédias ambientais de toda a história de sua existência.
Nas imagens que foram amplamente divulgadas por diversos portais e notícias e nas redes sociais, é possível ver o cenário de destruição que ficou na cidade, se assemelhando a uma cena de guerra.
Neste começo de semana, foram registrados novos deslizamentos de terra em Petrópolis, o que deixou os moradores ainda mais assustados, considerando o total de vítimas e os rastros da destruição deixados pela tragédia. Os bombeiros precisaram interromper as operações por conta do temporal que mais uma vez assolou o município.
A defesa Civil já registrou, desde o início da buscas, 171 óbitos, sendo que 143 dessas vítimas fatais já foram identificadas e sepultadas. Dezenas de pessoas continuam desaparecidas e os bombeiros estão fazendo tudo o que podem para resgatar os possíveis corpos ou sobreviventes, o que a essa altura parece improvável.
Petrópolis tem recebido doações do país inteiro depois que campanhas foram iniciadas. Tudo o que for recolhido será destinado para as vítimas da tragédia, pois muita gente não tem onde viver depois de perderem suas casas e outros bens materiais para a lama.
Novas informações sobre a tragédia de Petrópolis podem ser divulgadas a qualquer momento pelos bombeiros e pela Defesa Civil, que estão à frente das atualizações.