Como nos tempos da nossas avós, a banha de porco deve fazer parte dos ingredientes em nossa cozinha para preparo das principais refeições como mostra uma pesquisa onde afirma que esta é uma ótima opção para substituir outros óleos que causam danos à nossa saúde.
De acordo com resultados da pesquisa e declarações da professora Bordin, o óleo de soja, por exemplo, altera as frações de colesterol HDL, VLDL e triglicerídeos. Com isso a banha de porco venceu o óleo de soja de lavada em referencia a alimento saudável.
No consolidado dos estudos do Centro de Pesquisa da Faculdade União das Américas, óleo de soja foi registrado como uma substancia negativa para o corpo humano visto que pessoas que se alimentaram com refeições onde o ingrediente foi usando, apresentou aumento tanto o peso corporal como a porcentagem de gordura na corrente sanguínea.
Quando a banha de porco era largamente usada por nossas avós, algumas pessoas chegaram a dizer que esta era prejudicial à saúde, mas não demorou muito e essa vertente foi desmentida, outras pessoas até disseram que a banha suína provocaria o aumento de colesterol em quem o consumia, mas ao contrário dessa informação, nutricionistas afirmam que a banha de porco é saudável se comparada aos óleos de soja, de girassol e canola.
Vale lembrar que o uso da banha de porco, assim como qualquer alimento mais gorduroso deve ser consumido sempre com moderação.