Nesta sexta-feira (8), a Folha de São Paulo divulgou a mais nova pesquisa do instituto Datafolha, referente à preferência da população em escolher o seu candidato para a presidência do Brasil.
E, um dado chama atenção, onde mostra a diferença dos eleitores dos principais candidatos, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), sendo que o primeiro atrai mais os votos das pessoas com renda menor e o atual presidente das pessoas mais abonadas.
O petista que lidera a pesquisa no geral, tem sua vantagem ampliada se contar apenas os eleitores ditos como vulneráveis, que tem ou rendimento instável ou baixa renda. Já Bolsonaro larga na frente quando se trata dos votos dos cidadãos considerados superseguros, que tem condição financeira estável e são mais ricos.
Tal pesquisa que foi divulgada só nesta sexta-feira, foi realizada entre os dias 22 e 23 do mês passado, tendo entrevistado 2.556 eleitores em todo o Brasil.
A pesquisa no geral apontou ainda vantagem de Lula, sendo que o ex-presidente aparece com 47% dos votos, enquanto o atual presidente 28%. E tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. Sendo que o petista oscila entre 45 a 49%, enquanto o bolsonarista entre 26 a 30%.
Já entre os vulneráveis, Lula tem 57%, enquanto Bolsonaro 19%. Porém, o atual presidente tem salto considerável quando os entrevistados são pessoas com condições financeiras melhores, sendo renda acima de cinco salários mínimos. Aí ele atinge 42% da intenção de votos, contra 30% de Lula.