Nesta quarta-feira (17), uma pesquisa do instituto Datafolha sobre um possível impeachment do presidente Jair Messias Bolsonaro ( sem partido – RJ), trouxe um resultado surpreendente.
Segundo o jornal ‘Folha de S.Paulo, 2.023 pessoas foram entrevistas entre os dias 15 e 16 de março, a pesquisa possui uma possibilidade de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa mostra que 50% dos brasileiros são contra o impeachment de Jair Bolsonaro e que diante do agravamento da pandemia da Covid-19, 46% acreditam que o presidente deveria sofrer a cassação de seu mandato através do impeachment.
Ainda de acordo com a pesquisa do Datafolha, 51% dos brasileiros gostariam que o presidente Jair Bolsonaro renunciasse e 45% não gostariam.
Entre as mulheres entrevistadas pelo Datafolha, 52% são a favor de que Bolsonaro sofra um processo de impeachment, quando os números apontam os dados do Nordeste, o número vai a 56% a favor da saída de Bolsonaro do poder.
Entre os cidadãos pretos, 58% é a favor do impeachment e entre os desempregados o número chega a 60%. Na comunidade evangélica 55% são contra o impeachment e entre os empresários a porcentagem é de 81% não querem a saída de Bolsonaro.
Nos últimos meses a pressão sobre a maneira que Bolsonaro vem conduzindo o país diante do colapso da saúde no Brasil por causa da pandemia da Covid-19 é muito grande. O presidente que optou pelo negacionismo, incentivando as pessoas a quebrarem o isolamento social, com a política contra a vacinação em massa, colocou o país na maior crise humanitária da história.