Pelo menos 4 fazendeiros podem ser indiciados por incêndios no Pantanal, acredita a Polícia Federal

A análise destes dados técnicos apontaram que houveram 4 focos de incêndio quase simultâneos, no dia 30 de junho, em quatro diferentes propriedades da região.

A Polícia Federal vem investigando os incêndios que atingem a área do Pantanal do Brasil e acredita ter evidências suficientes para indiciar pelo menos 4 fazendeiros, informa o colunista Amaury Ribeiro Jr.

Uma vez indiciados, o caso segue ao Ministério Público Federal que pode ou não prestar denúncia à Justiça Federal. Para a investigação da polícia, foram usadas imagens de satélite fornecidas tanto pela Nasa quanto pelo Inpe.

De acordo com análise de peritos da Polícia Federal, existem indícios suficientes que apontam para intervenção humana nos incêndios. Ou seja, mesmo sendo um período em que incêndios são comuns, neste caso houve ação criminosa.

A análise destes dados técnicos apontaram que houveram 4 focos de incêndio quase simultâneos, no dia 30 de junho, em quatro diferentes propriedades da região. A polícia também considera crucial que, um dia antes destes focos de incêndio, os fazendeiros removeram todo o gado da área de pasto.

A defesa dos fazendeiros alega inocência. A coluna de Amaury Ribeiro Jr. teve acesso ao nome de um dos fazendeiros investigados, Ivanildo da Cunha Miranda, que alega não ter ordenado as queimadas.

A polícia ainda aguarda dois importantes documentos para encerrar as investigações com o fechamento do inquérito: a transcrição das conversas telefônicas e os laudos feitos pela perícia. Com esses dois dados, a polícia acredita ser possível indiciar os quatro fazendeiros.

A polícia ainda alega que as queimadas foram provocadas a fim de criar novas áreas de pastagem.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.