O ministro da economia, Paulo Guedes, deverá ser ouvido para esclarecer as condições em que a irmã foi nomeada a cargo público.
A nomeação aconteceu dias após o resultado do segundo turno e foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Educação, Victor Veiga.
Elizabeth Regina Nunes Guedes tem trajetória na educação privada, como presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, e agora também ocupa o cargo de conselheira na Câmara de Educação Superior, no Conselho Nacional de Educação.
O pedido de convocação do ministro foi feito a partir de uma solicitação do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). Ribeiro classificou a nomeação como “fato estranhamente ocorrido dias após a derrota do atual governo nas eleições”.
Não foi definida data para que Paulo Guedes seja ouvido, mas a convocação se dá pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O ministro deverá ser questionado sobre a nomeação da irmã.
Resultado das eleições e transição
O resultado das eleições se deu no último dia 30 de outubro, quando Luiz Inácio, “Lula”, venceu Jair Bolsonaro. O atual presidente é o primeiro da história a não se reeleger, desde a redemocratização do país.
Lula, por sua vez, assume o cargo após 12 anos desde seu último mandado. O presidente eleito já conta com sua equipe de transição em trâmites com o atual governo, para que a transferência de governo aconteça como determina a Constituição Federal.