O Partido Liberal (PL) anunciou que Wandercy Antonio Pugliesi não faz mais parte da legenda. Pugliese é candidato a vereador da cidade de Pomerode, Santa Catarina, e ficou conhecido depois que imagens aéreas mostraram uma suástica nazista em sua piscina.
O partido ainda declarou que não compactua ideologicamente com Pugliesi e, por isso, tomou a decisão. O PL afirmou ainda que não tinha conhecimento da filiação de Wandercy.
Essa não é a primeira vez que Wandercy é protagonista de notícias envolvendo suásticas nazistas. Em 1995, a Polícia Federal apreendeu livros e materiais dele que continham suásticas, a pedido do Ministério Público Federal.
Wandercy trabalhou como professor de história pela rede estadual de ensino de Santa Catarina. Ele é inscrito como “Professor Wandercy” no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Wandercy chegou a ser procurado pela reportagem do G1, mas desligou o telefone ao saber do que se tratava. Aos 58 anos, ele se filiou ao PL ainda em março deste ano.
As imagens da piscina foram feitas em 2014, quando a Polícia Civil realizou uma operação e gravou imagens aéreas da região. Na época, o professor não foi denunciado porque a polícia entendeu que, por estar dentro da propriedade particular, o símbolo não se configurava como propaganda nazista.
O candidato não esconde sua admiração por Adolf Hitler e pelo nazismo, revelando à revista Superinteressante que batizou o próprio filho de Adolf. Pugliesi também é simpático à ditadura militar.