O Maranhão tem sido o ponto de maior interesse brasileiro em relação a nova cepa da covid-19, a “variante indiana”, chamada B.1.617. Isso porque um navio com tripulantes infectados está ancorado próximo a costa e alguns pacientes precisaram ser internados.
No entanto, outro estado brasileiro está sob alerta de possível contágio. O Pará investiga dois casos de possível contágio da variante indiana. As duas pessoas estiveram recentemente no litoral maranhense e voltaram para casa com covid-19.
De acordo com as informações do Estado de Saúde Pública do Pará, os dois pacientes são do município de Primavera, que fica a quase 200 quilômetros de Belém, capital do estado. Os dois pacientes estão sendo monitorados e cumprindo isolamento.
Quem também investiga um possível caso da variante indiana é o governo do Ceará. Uma pessoa voltou, no dia 09, de uma viagem à Índia e testou positivo para a covid-19, agora pesquisadores tentam descobrir qual a cepa infectada.
Outros estados do Brasil, como é o caso de São Paulo, agora discutem a necessidade de uma barreira sanitária, para impedir a entrada de pessoas vindas de áreas consideradas delicadas, como é o caso da Índia, por exemplo.
O próprio Brasil já vem sendo barrado em algumas regiões do mundo. Em muitos países, a entrada de brasileiros está suspensa ou condicionada a um período de isolamento. Essas medidas tem sido adotadas para impedir o avanço de variantes, como a “variante brasileira”.