A vacinação contra a covid-19 é, segundo incontáveis especialistas, a única forma de combater a pandemia. Ainda assim, a campanha de vacinação ainda esbarra em muitas dificuldades para alcançar a totalidade da população.
Sejam aqueles que tem medo dos efeitos colaterais, ou aqueles que são abertamente anti-vacina, ou ainda aqueles que não tiveram realmente tempo de procurar os postos de vacinação. Fato é que ainda existe uma boa parcela da população que “perdeu” o dia.
Um novo grupo que entrou para a lista são os adolescentes. Várias cidades do país começaram a aplicar vacina em adolescentes. Infelizmente, no entanto, ainda não se vacinou a porcentagem esperada.
Sabendo disso, uma professora de Taguatinga acabou adotando um método muito conhecido por professores: 1 ponto na média. Esse é um mecanismo antigo e muito usado por professores para incentivar alguma coisa, seja a inscrição no enem ou, agora, a vacinação.
Kamila Rodrigues, de 24 anos, é professora de sociologia e decidiu fazer a oferta: quem apresentar o cartão de vacinação e uma pesquisa, ganha um ponto na média. “Quem foi estudante sabe que um ponto na média incentiva”, explica.
A professora uniu o útil ao agradável e pediu uma pesquisa sobre a importância da vacina e o cartão de vacinação. Com isso, o aluno garante um ponto. “Percebi que eles estavam desanimados, com medo da reação, medo de agulha“, explicou. Kamila ainda contou com o apoio da escola e dos pais.