O Papa Francisco está atento a tudo que acontece pelo mundo, como agora nesse período de pandemia. Com o surgimento do novo coronavírus, ele tem se mostrado muito preocupado com as circunstâncias dos mais necessitados e das família em situação vulnerável, em razão do isolamento social.
Em seus discursos, o Papa tem honrado também aqueles que estão na linha de frente de combate a doença e que se submetem ao risco da contaminação pela covid-19, para ajudar os que estão precisando de socorro nos hospitais e centros de saúde. Em uma de suas missas online, o Papa dedicou suas preces aos profissionais da saúde.
Os idosos também foram lembrados pelo representante da Igreja Católica, quando este pediu a todos que dedicassem uma atenção maior para esses, que agora fazem parte do grupo de risco do novo vírus e se encontram totalmente enclausurados.
Nesta última semana, o Papa se dirigiu mais uma vez ao povo de fé, ao povo de Deus na terra, e chamou a atenção de todos para as famílias. Em sua fala dirigida, o Santo Padre disse que a família precisa de proteção e que devemos colocá-la em primeiro plano.
O Papa pediu aos fiéis que se animem, para que um ajude ao outro a encontrar caminhos que podem levar a superar a crise e toda dificuldade que a população está vivendo nos últimos meses. Com isso, Francisco solicita ao povo para que dedique as orações deste mês de julho em prol das famílias.
O Santo Padre abençoa as famílias e pede que se estressem menos nesta crise, que os filhos olhem por seus pais e os pais cuidem com mais apreço de seus filhos, que sejam um pelo outro, para vencer todo mal. Antes de concluir, ele pede também para que os pais voltem a brincar com seus filhos, e que os filhos tenham todo respeito aos seus pais.