Ótimas notícias com relação a imunização contra a covid-19 no Brasil. Chega no país nada menos do que a maior remessa de vacinas fabricadas pela Pfizer desde quando foi realizado um acordo com o governo brasileiro.
A empresa farmacêutica dos Estados Unidos enviará 5,1 milhões de doses da vacina que chegarão em 4 voos diferentes. Essas aeronaves chegarão no Aeroporto Internacional de Viracopos, que fica na cidade de Campinas, a cerca de 80 quilômetros de São Paulo.
A previsão inicial era que chegassem três lotes, porém, como teve um pequeno atraso na chegada das doses no sábado (11), os quatro lotes chegarão todos no domingo. O primeiro voo chegou no início da manhã e o último deve chegar por volta das 16h15.
Essa chegada prevê a maior etapa de vacinação em massa devido a uma quantidade que chegou de uma só vez no país. Essas entregas fazem parte de um acordo no qual está prevista a chegada de 8,9 milhões de doses. As demais entregas já foram feitas no meio desta semana.
A Pfizer é uma das empresas que mais entregou doses para o Brasil. A farmacêutica entregou ao Ministério da Saúde 68 lotes de imunizantes com 67,3 milhões de doses das 100 milhões que estão no contrato que foi assinado em março deste ano.
Até o final de setembro deverá ser completada a entrega de todas as doses contratadas. 100 milhões de doses vacinam 50 milhões de pessoas, pois são necessárias duas doses para imunização completa.