A ansiedade dos brasileiros para tomar a tão almejada vacina contra a Covid-19 pode estar com os dias contatos para muitas pessoas. Nesta quinta-feira (4) o Ministério da Saúde deu uma excelente notícia que pode animar milhões de brasileiros.
Segundo informações da pasta, na tarde do próximo sábado (6) chegará o primeiro lote de matéria-prima que é utilizado para a fabricação da vacina contra a Covid-19, em parceria com os laboratórios Oxford/Astrazeneca e com o Instituto Fiocruz.
Essa primeira remessa do IFA, sigla para Ingrediente Farmacêutico Ativo, é fabricado na China. O composto deveria ter chegado em terras tupiniquins ainda no mês de janeiro, porém por conta de atrasos na liberação do governo chinês, esse produto só chegará nos próximos dias.
O governo de Jair Bolsonaro nega que seja isso, mas especialistas apontam que esse atraso para a liberação do insumo é por conta de uma crise diplomática entre China e Brasil. Nesta última terça-feira (2) a previsão era que seria possível fabricar 7,5 milhões de doses, porém a informação mudou e a estimativa é bem menos, com apenas 2,81 milhões de doses.
Mas a notícia ainda tem outro ponto que vem para animar os brasileiros. A Fiocruz informa que até o final de fevereiro há a previsão da chegada de insumos que tem o poder de preparar 15 milhões de doses. Não foi explicado, porém, o porquê dessa grande redução na entrega do primeiro lote.