Os sintomas mais comuns da vacina contra a COVID-19; especialista orienta o que fazer em caso de reação

Os principais efeitos adversos.

Muitas pessoas demonstram preocupações ao tomar a vacina da COVID-19. Acontece que se trata de algo inédito e muito esperado por toda a população. Por este motivo, muito se tem sido comentado sobre os sintomas que as vacinas contra o coronavírus podem causar. Não existem motivos para preocupações, pois os imunizantes da COVID-19 apresentam os mesmos típicos sintomas de outras vacinas, como a do tétano.

Os mais comuns são sentir dores de cabeça, cansaço e febre.

Esses sinais são bem semelhantes a um resfriado comum e demonstram que o seu corpo está sendo imunizado contra a doença e está é a forma de demonstrar isto. Os sintomas devem desaparecer em poucos dias, caso o contrário, um médico deve ser consultado o mais breve possível.

Os especialistas têm alertado que não existem motivos para grandes preocupações com os sintomas surgindo após a imunização. Isto não significa que você foi infectado ou que esteja tendo alguma reação incomum a vacina. Cada corpo reage de uma maneira diferente a uma imunização.

E agora com a vacinação, ainda que ocorrendo de maneira lenta, mas caminhando no Brasil, será mais comum que irá surgir relatos de pessoas que sentiram sintomas moderados em relação ao imunizante. Principalmente, agora, que jovens irão começar a tomar a vacina e estes têm mais acesso aos recursos das mídias sociais.

“Os indivíduos idosos ou mais velhos que tenham tomado a vacina têm relatado menos efeitos adversos do que os jovens.”, disse João Viloa, presidente do comitê científico da Sociedade Brasileira de Imunologia.

O recomendado ao ter uma reação é manter a calma, descansar e ter uma boa alimentação.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.