A parada cardíaca é muito grave, e muitas vezes podem chegar de forma imediata, sem avisar e traz consequências que pode levar a morte em até dez minutos. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, morrem em torno de 360 mil pessoas por ano, de doenças relacionadas ao coração.
Essa situação aconteceu quando o coração para de bater de repente, ou bate muito lento de forma insuficiente para bombear o sangue pelo corpo. Isso pode acontecer por doenças cardíacas, insuficiência respiratória ou até um choque elétrico.
Essas anormalidades no ritmo do coração, ou até uma arritmia, podem provocar problemas sérios no coração. Os sintomas para tal podem ser amplos e variados. De acordo com relatos de pessoas que sofreram uma parada cardíaca, os 7 sintomas mais comuns que podem indicar essa situação são listados abaixo.
Dor no peito, como se fosse uma pressão forte; palpitações cardíacas; tontura; desmaio; arritmia cardíaca; sintomas como os da gripe e falta de ar ou chiado no peito.
Alguns fatores de risco podem contribuir para que ocorra uma parada. Diabetes, histórico de doenças coronarianas, obesidade, colesterol alto, tabagismo, ingestão excessiva de álcool, sedentarismo, drogas e velhice, podem contribuir para que aconteça uma parada cardíaca.
Para evitar, consuma sempre alimentos saudáveis para o coração; tenha hábitos saudáveis como parar de fumar e beber; pratique exercícios físicos; faça exames regularmente; tome vitaminas e minerais que podem ser receitados pelo seu médico; e controle sua pressão e nível de colesterol.