Estamos vivendo uma pandemia causada pelo vírus da COVID-19. E atualmente, surgiu uma grande preocupação em saber diferenciar a gripe comum da COVID-19, visto que estamos em uma época em que muitas pessoas estão se sentindo mal. Jamais hesite em procurar o seu médico.
Sempre fique atento aos sintomas que está sentindo, pois eles podem ser o principal fator que irá diferenciar o diagnóstico de uma gripe comum e o da COVID-19.
Os sintomas da gripe comum são, principalmente, cansaço, dor no corpo, febre alta, catarro, olhos lacrimejando e falta de ar.
O vírus influenza foi reconhecido como A H3N2, ele começou a causar problemas no Rio de Janeiro. E agora, está se espalhando por São Paulo. Muitos postos de saúde e hospitais estão relatando uma alta no atendimento por conta da gripe.
Em São Paulo, um teste de COVID-19 está sendo aplicado em todos os pacientes que relatam sintomas gripais. É uma forma eficaz de saber com que tipo de doença o paciente está infectado, assim podendo ter um melhor tratamento.
Para os médicos, a principal diferença é que a gripe costuma ser bem exuberante no início, ficando bem claro que a pessoa está gripada. Já, em relação a COVID-19, os sintomas costumam evoluir com o tempo, começando com uma leve dor de cabeça, e depois, piorando aos poucos.
A gripe comum costuma durar de sete a dez dias, existem pacientes que tiveram a COVID-19 por mais de um mês.