O diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, alertou que o quadro com os registros de casos da covid-19 bateu um novo recorde diário. Apesar dos avanços dos países em conter a pandemia do novo coronavírus, a doença está se desenvolvendo rapidamente em todo o mundo.
De acordo com Tedros, “o pior ainda está por vir”. Além disso, o diretor criticou fortemente a polarização nas perspectivas de enfrentamento a doença e a falta de um combate sério ao novo coronavírus. Ele não citou nenhum país nem um líder especificamente.
O diretor-geral apenas fez um discurso duro, falando sobre a pandemia desde o início e suas coletivas regulares. Ele também lamentou muito por dizer algo dessa forma, porque gostaria de ter boas notícias para o que está havendo, mas salientou que as circunstâncias ainda não melhorarão.
Com esse tipo de ambiente político e as condições em que se encontra o mundo, o momento é o pior. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde salientou que a vida é muito importante, independente se do posicionamento político do indivíduo, se é de centro, da direita, da esquerda, por isso pediu a todos, desde o princípio da pandemia, que colocassem a política em isolamento para poder falar da covid-19.
Não é hora de jogos políticos, é hora de combater esse vírus, como comentou Adhanom. A Organização Mundial de Saúde costuma ser diplomática em termos políticos, no entanto, o presidente afirmou que precisa acontecer unidade nacional nesse momento em que o mundo está passando, todos precisam quebrar ideologias, crenças, raças, qualquer coisa que possa dividir, por que o vírus explora essas divisões.
A Organização contabilizou um milhão de casos em 5 dias apenas, isso devido às situações nos Estados Unidos, Brasil, Índia. Em unicamente um dia, a OMS registrou 189.007 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, o que é um novo recorde.
O desafio para o mundo é como conviver com este vírus. O presidente da Organização também disse que, ainda que muitos país têm progredido com respeito ao vírus, globalmente, a pandemia está acelerando.