Onicofagia, ato de roer unhas é sinal de alerta: sua saúde pode estar em perigo

Você não imagina quantos problemas de saúde pode ter se não se livrar do ato de roer as unhas.

Você já ouviu falar em Onicofagia? Esse é o nome científico do hábito de roer as unhas e está diretamente ligado a uma enorme variedade de doenças. Você sabia disso?

Se você tem o costume de roer suas unhas ou conhece alguém que tem esse hábito, então essa matéria é para você. De acordo com estudos científicos o ato de roer as unhas compulsivamente pode gerar uma série de prejuízos à sua saúde e por conta disso, você deve procurar ajuda médica para se livrar desse mal.

O problema afeta homens mulheres e crianas que passam por situaes de angstia stress ansiedade ou depresso Foto Bigstock

Onicofagia é TOC ?

Muitas pessoas tem essa dúvida, porém, segundo a Associação Americana de Psiquiatria, a onicofagia não é um Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas está associado a transtornos de hiperatividade, de ansiedade generalizada e déficit de atenção, por conta disso, muitos pacientes relatam que se acalmam quando começam a roer as unhas.

O que fazer?

De acordo com a medicina, a indicação é de que o paciente que sofre com a Onicofagia busque tratamento médico especializado, para tratar o problema o quanto antes.

Consequências da Onicofagia:

O ato de roer unhas compulsivamente certamente trará perigo para sua saúde, pois com esse hábito você poderá levar parasitas para dentro da boca, que podem causar infecção bucal e intestinal, além de gerar senso de inferioridade em quem adquire tal ato na infância ou adolescência.

Vale reforçar que existe tratamento médico para a Onicofagia, não hesite em procurar ajuda de uma médico psiquiatra ou dar o primeiro passo, procurando um médico clínico geral.

Escrito por

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.