O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde, Michael Ryan, se pronunciou em coletiva nesta segunda-feira, dia 28 de dezembro, e alertou toda população mundial para ‘algo ainda pior’ que a pandemia do novo coronavírus.
Michael conta que a pandemia do Covid-19 não é necessariamente a maior das pandemias, e que o mundo deve se preparar para algo que pode vir, ainda maior. Ele diz ainda que o vírus de Covid-19 pode nunca desaparecer.
Na coletiva de imprensa em Genebra, Ryan afirmou que o coronavírus é altamente contagioso e que os números de infectados causaram pânico e assustaram a toda a nação, mas que a taxa de óbito não se compara com outros vírus que se alastraram anteriormente. Ele pondera que o planeta é frágil e diz que a tendência é surgir novas ameaças piores que estas que estamos enfrentando.
Ryan revelou que o coronavírus pode se tornar um vírus endêmico, que não irá desaparecer mesmo que a vacina seja disponibilizada para todos. Vale lembrar que Michael Ryan já havia comentado sobre o assunto da Covid-19 se tornar uma pandemia mesmo antes disso acontecer.
A cientista da OMS, Soumya Swaminathan, também se pronunciou e revelou que após a vacinação a população terá que permanecer em isolamento até que o vírus diminua a taxa de contágio consideravelmente.
Não se sabe por quanto tempo após a vacina a população mundial terá que permanecer seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscara, por exemplo.