OMS confirma casos de crianças e adolescente com varíola dos macacos e especialistas estão preocupados

Casos foram confirmados em menores idade e especialistas estão preocupados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já anunciou que foram registrados casos de varíola dos macacos em crianças e adolescentes. De acordo com o órgão, existem dois casos confirmados no Reino Unido e um está sendo investigado na França. Todos estão com sintomas leves da doença.

“Não temos casos severos, mas é um grupo que nos preocupa. Precisamos fazer o possível para controlar o surto”, disse Abdi Mahamud, filiado a OMS.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adnahom, ainda ressaltou que apesar da varíola dos macacos ainda não ser considera uma emergência de saúde pública global, é necessário que sejam tomadas algumas atitudes para evitar que a doença se espalhe e cause maiores efeitos. Em diversas regiões da Europa, está se enfrentando um verdadeiro surto.

A doença já foi identificada em mais de 50 países. Infelizmente, o caso de crianças infectadas acende um alerta diante dos grupos de risco, que são justamente os menores de idade, as pessoas que possuem a imunidade comprometida e também as gestantes.

O diretor-geral ainda acredita que uma boa forma de combater a doença é espalhar informações corretas sobre a varíola dos macacos.

A OMS também fez um apelo para que se melhore o acesso aos antivirais e vacinas que podem ajudar a combater a varíola dos macacos.

Os principais sintomas da doença estão relacionados com o surgimento de bolhas pelo o corpo, febre e dor de cabeça.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.