A Covid-19 é uma das maiores pandemias que o mundo já viu e com certeza a maior dos últimos anos. A doença causada pelo novo coronavírus causa vítimas fatais dia após dias e ao que tudo indica ainda está muito longe de chegar ao fim ou da descoberta da tão sonhada vacina.
Além dos impactos na sociedade nos dias atuais, a Covid-19 trará impactos que perdurarão algumas décadas. Quem afirmou isso foi a própria Organização Mundial da Saúde por meio de seu diretor-geral, Tedros Adhanom.
Ele concedeu uma entrevista nesta última sexta-feira (31) e na ocasião falou que os impactos serão “sentidos pelas próximas décadas”. Em tempo, a OMS pediu apoio de todas as partes do mundo para ajudar em um desenvolvimento coletivo da vacina contra a doença que já tirou a vida de milhares de pessoas ao redor do planeta.
“A pandemia é uma crise de saúde pública que ocorre uma vez a cada século e seus efeitos serão sentidos pelas próximas décadas”, disse diretor-geral da OMS em uma reunião do comitê de emergência da organização que tem membros de todos os países.
Nesta data foi realizada uma reunião para falar sobre o tema, que completa exatos seis meses desde que a Covid-19 foi considerada emergência de saúde pública, no dia 30 de janeiro.
Para se ter uma ideia da gravidade da doença, quando a Covid-19 foi considerada uma emergência, haviam somente 100 casos da doença na China e nenhuma morte no planeta. Até a noite desta sexta-feira os óbitos passavam de 670 mil e 17 milhões de infectados.