A Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou preocupação com a variante do vírus da Covid-19 identificada no Brasil tem o “potencial” de afetar a capacidade das vacinas de garantir a imunidade contra a doença causada pelo novo coronavírus.
Este alerta realizado pela entidade internacional foi publicado no informe semanal publicado pela Organização Mundial de Saúde que foi divulgado nesta terça-feira (9).
Identificada com a variante P.1, a mutação no Brasil teve um avanço em novembro de 2020. Neste mês de janeiro de 2021, 85% dos casos de Covid-19 confirmados em Manaus já eram da na nova cepa P.1 que se mostrou altamente contagiosa.
A nova variante P.1, já chegou a 15 países que identificaram esta nova cepa, cinco a mais que na semana passada.
A preocupação com a eficácia das vacinas diante das novas variantes é uma constante na Organização Mundial da Saúde.
“Com base em investigações preliminares, as mutações detectadas na variante P.1 poderiam potencialmente reduzir a neutralização de anticorpos”, afirma o comunicado.
Entretanto ainda é cedo para afirmar que a variante P.1, por isso novos estudos e pesquisas estão sendo realizadas para avaliar se existe mudanças na forma de contágio, gravidade de novos casos provocados por esta variante.
No Brasil, a nova cepa da Covid-19 descoberta na Amazônia já foi encontrada em 10 estados. É preciso manter todos os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus.
O uso de máscaras, do álcool em gel e o mais importante, manter o isolamento social.