Quem nunca se deparou com uma ‘temida e famigerada’ barata invadido sua casa?
As baratas podem ser consideradas como um dos seres vivos mais odiados do planeta, e a presença de apenas uma delas faz com que a maioria das pessoas entre em pânico.
Muitos se perguntam como estes seres podem ser tão resistentes e sobreviver a maioria das adversidades climáticas por mais bruscas que elas sejam.
Pesquisas apontam que as baratas vivem no planeta por cerca de 300 anos, e até a atualidade são mais de quatro mil espécies catalogadas.
Ficar frente a frente com uma barata pode ser apavorante e decidir como matá-la pode ser uma tarefa bastante complicada, a maioria das pessoas optam por pisar na inimiga, outros são mais radicais e usam alguns objetos para se defender da invasora, como por exemplo, vassouras, pedaços de madeira, pedras e o que estiver pela frente.
A tarefa de matar uma barata esmagada não é uma missão simples, isso porque o inseto é bem mais robusto do que possa aparentar por causa do seu exoesqueleto que suporta até 900 vezes do seu próprio peso.
Entretanto a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz um alerta sobre os perigos de esmagar uma barata, isso porque elas carregam consigo mais de 40 bactérias que são responsáveis por inúmeras doenças.
Estudos mostram que os microrganismos encontrados nas baratas são capazes de provocar e transmitir doenças como a gastroenterite, diarreia, febre tifoide, hanseníase, cólera asiática, pneumonia, tuberculose e meningite.
Vale ressaltar que caso você mate uma barata esmagada deve retirar o inseto e desinfetar o local imediatamente, um dos produtos indicados para isso é o cloro e/ou água sanitária.
O objeto usado para matar a invasora também precisa ser higienizado.
Contudo, se a infestação de baratas for grande o indicado é contratar uma empresa profissional em dedetização.