Embora muitas pessoas estejam por aí vivendo como se a pandemia da Covid-19 já tivesse chegado ao fim, é preciso lembrar que o mundo enfrenta uma nova onda e que a descoberta de uma nova cepa do coronavírus deixou a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o planeta em alerta.
A nova cepa da Covid-19 foi identificada pela primeira vez em Botsuana, localizada no sul do continente africano, e em Hong Kong, Ásia. A cepa foi batizada Ômicron e deixou os cientistas muito preocupados, já que nesta única cepa existem 50 novas variantes.
O medo e a preocupação da população mundial é de que as vacinas que já foram produzidas e que se encontram no mercado não tenham eficácia diante desta nova cepa, que ao que parece é mais agressiva e tem um maior poder de contágio.
Vários países da Europa e os Estados Unidos fecharam os aeroportos para voos vindos de países do sul da África, mas infelizmente a Ômicron já foi diagnosticada em oito países da Europa.
A Anvisa informou ao governo federal que é preciso fechar os aeroportos para voos vindo de países onde a nova cepa já foi identificada, o que deve acontecer na próxima segunda-feira (29).
Veja em quais países da Europa a Ômicron já chegou:
- Botsuana
- África do Sul
- Hong Kong
- Israel
- Bélgica
- Reino Unido
- Alemanha
- Itália.
Atualmente, a OMS considera como preocupantes cinco variantesda Covid-19: a Alfa (B.1.1.7), do Reino Unido, a Beta (B.1.351), da África do Sul, a Delta (B.1.617.2), da Índia, a Gama (P.1), do Brasil, e a Ômicron (B.1.1.529), de diferentes países, segundo a OMS.