O mundo ainda está diante da pandemia da Covid-19 e embora há dois anos você escute falar todos os dias do novo coronavírus, vale ressaltar que esta grave doença ainda é um mistério para a medicina, principalmente por causa das sequelas graves que ela pode acarretar ao paciente.
De acordo com as informações repassadas pelo portal da revista ‘Crescer’, um menino de apenas 9 anos de idade passou o Natal internado com um sintoma grave, um raro efeito da Covid-19 que atacou seu olho esquerdo, e por pouco ele não ficou cego.
O caso aconteceu na Inglaterra e serve de alerta para as pessoas de todas as idades, o garoto identificado como Zac Morey, havia testado positivo para a Covid-19 e teve sintomas leves, como se fosse um resfriado, ele permaneceu em isolamento e sete dias após o diagnóstico ele começou a reclamar de dor no olho esquerdo.
Angela, mãe de Zac, a princípio acreditou que a dor no olho seria por causa do excesso do uso do computador, até que o inchaço no local chamou a atenção. Segundo a mãe de Zac, parecia que ia explodir.
Zac precisou ficar internado e medicado com soro intravenoso e antibióticos, a equipe médica que atendeu o garoto diagnosticou uma celulite orbitária, uma infecção de pele que os cientistas acreditam ter relação direta com o novo coronavírus.
“Disseram que se [a infecção] penetrasse muito no olho, poderia causar cegueira”, disse Angela.
Felizmente o garoto se recuperou totalmente, mas há vários casos em que pacientes com a Covid-19 ficaram com sequelas permanentes na visão.
Sintomas de ‘Olho de Covid-19’ que não devem ser ignorados
Os sintomas são parecidos com a conjuntivite viral, confira:
- Vermelhidão nos olhos;
- Pálpebras inchadas;
- Sensação de areia ou ciscos nos olhos;
- Coceira;
- Fotofobia;
- Olhos lacrimejantes.