A manhã de hoje começou com a notícia de que o cantor Maurílio Ribeiro havia dado entrada no hospital após sofrer um mal súbito. Após horas sem atualizações sobre o estado de saúde do cantor, enfim foram divulgadas informações.
Procurado pelo portal G1, o médico que atendeu o cantor informou que a suspeita era a de que Maurílio pudesse ter sofrido um tromboembolismo pulmonar. O cantor precisou ser submetido a uma angiografia, que confirmou o diagnóstico.
Rapidamente, o “porquê do mal-estar do cantor acabou se tornando um dos assuntos mais comentados. Maurílio tem apenas 28 anos, pouca idade, e ainda assim esta em estado grave por problemas cardíacos. O episódio levou a um aumento no volume de perguntas.
O tromboembolismo pulmonar acontece quando um coágulo de sangue viaja até o pulmão, pela veio cava, e causa um enfarte pulmonar. O coágulo bloqueia totalmente a passagem de ar e leva a parada cardíaca.
Após o adequado diagnostico, que depende de exame específico, o tratamento inclui a ministração de anticoagulantes. Os médicos recomendam, como melhor forma de tratamento, a prevenção e, para isso, é recomendado manter um estilo de vida saudável e estar em dia com os exames clínicos.
É importante manter as consultas médicas em dia porque alguns fatores genéticos podem tornar uma pessoa mais ou menos sujeita a lidar com esse tipo de problema. Saber com antecedência te da mais chance de se antecipar e evitar o susto.