A síndrome do túnel do carpo é uma condição caracterizada pela compressão de um nervo na região do pulso e pode ocasionar sintomas como dores e formigamentos nas mãos e nos braços e se não for devidamente tratada pode incapacitar esta parte do corpo.
O nervo mediano que se estende do braço para as mãos passa por dentro de uma estrutura conhecida como túnel do carpo, daí o nome da doença. Dependendo de como as mãos ficam posicionadas, este canal pode ser comprimido pinçando o nervo mediano.
Existem certas atividades que propiciam este posicionamento das mãos que por sua vez causa a tal compressão sobre o nervo, que se for feita de forma prolongada e repetitiva, pode desencadear a síndrome do túnel do carpo.
Esta interpretação para a causa da síndrome do túnel do carpo, no entanto, ainda não é comprovada. Existe apenas uma suspeita de que ele pode ser causado por atividades como a digitação, por exemplo.
O que se tem certeza é que certos fatores podem criar uma predisposição a esta síndrome. Os fatores de risco para a síndrome do túnel do carpo são:
- Hipotireoidismo;
- Acromegalia;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Artrite reumatoide;
- Fraturas;
- Gravidez.
Para prevenir a síndrome do túnel do carpo o melhor a se fazer é a manutenção dos fatores de risco como a obesidade e a diabetes. Cuidando da saúde e da alimentação se tem menores chances de contrair a síndrome.
Caso você venha enfrentando sintomas parecidos com os que foram relacionados neste atrtigo procure por seu médico de confiança.