Você provavelmente já se deparou com a expressão “pedra nos rins”, ou “cálculo renal”, em algum momento da vida. Seja porque alguém perto de você sofreu com o problema, ou talvez você mesmo, mas o que é esse problema?
Esse é um problema bastante comum, apesar de ser doloroso e nada fácil de lidar. O cálculo renal se configura quando os rins acumulam partículas rígidas que, por um motivo ou por outro, não foram eliminadas na urina.
Essas partículas, que são como cristais de diferentes substâncias, podem se acumular ao ponto de formar formas maiores. Quando isso acontece, frequentemente o paciente desenvolve quadros de inflamação e infecção que podem levar a condições extremas, como a necessidade de remoção cirúrgica.
As orientações para prevenção do problema são simples: ingestão de água, cuidado com a alimentação e check ups periódicos com seu médico de confiança. Em alguns casos, pode ser que uma dieta seja recomendada.
Quanto aos sintomas, um dos principais é a dor na hora de fazer xixi. Mas esse é apenas um dos sintomas, que ainda pode incluir:
- dor de intensidade “insuportável”, que começa na parte baixa das costas e irradia em direção à virilha;
- vômito, náuseas;
- presença de sangue na urina;
- redução ou aumento repentino na ida ao banheiro;
- infecções no trato urinário.
Não se deve tentar tratar do problema sem auxílio médico, principalmente porque em muitos casos é necessário o uso de antibióticos. O mais recomendado é procurar atendimento.