O período menstrual pode ser bastante doloroso para a mulher e uma série de sintomas são considerados “comuns” a ele. No entanto, quando a dor desse período é em excesso, alguns problemas clínicos precisam ser investigados e, dentre eles, esta a endometriose.
Só no Brasil, estima-se que cerca de 7 milhões de mulheres sofram com a doença. Recentemente, a cantora Anitta falou abertamente sobre ter recebido o diagnóstico de endometriose e abriu o jogo, revelando que precisaria passar por cirurgia.
A revelação trouxe atenção ao assunto e rapidamente muita gente começou a se perguntar, afinal de contas, o que é a endometriose? A endometriose acontece quando a parede interna do útero, o endométrio, passa a crescer descontroladamente e se desenvolve também em outras partes do corpo.
O principal sintoma da doença é a dor, um problema que é diferente da dor “normal” da menstruação. A endometriose também pode tornar difícil as tentativas de engravidar, podendo inclusive causar a infertilidade.
Algumas mulheres podem experimentar desregulação urinária no período menstrual, dor durante as relações sexuais e dor pélvica crônica, ou seja, aquela que não passa. Existem alguns tratamentos disponíveis e algumas pessoas podem precisar de cirurgia, como é o caso da cantora.
“Pesquisem, galera. A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Podem se estender até a bexiga e causar dores terríveis ao urinar. Existem vários tratamentos. O meu terá que ser cirurgia“, escreveu Anitta, no twitter.