O que dizem os especialistas sobre crianças serem vegetarianas e os cuidados a serem adotados

Segundo sociedade de pediatras, alguns ingredientes essenciais podem ficar de fora em dieta restrita.

As crianças precisam de uma grande variedade de nutrientes para um desenvolvimento saudável. Quanto maior a diversidade de alimentos consumidos, menor é o risco de elas desenvolverem deficiências por falta de vitaminas essenciais que possam interferir no desenvolvimento. Uma dieta vegetariana pode promover tal crescimento, desde que balanceada.

A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para algumas diretrizes internacionais sobre o vegetarianismo de crianças. Por um lado, o consumo exclusivo de vegetais proporciona menor quantidade de calorias e a produção de gorduras saturadas, o que é bom.

Porém, essa refeição que não tem a ingestão de alimentos de origem animal, podem contribuir para uma deficiência de ferro, vitamina B12, cálcio e zinco. O que precisa ser levado em atenção e suprido.

A SBP diz para que as famílias que desejam que seus filhos façam consumo somente de vegetais, que eles procurem acompanhamento médico e nutricional. A falta de nutrientes básicos, na fase de desenvolvimento, pode trazer danos irreversíveis.

A criança que não come carne deve passar por exames de rotina periódicos e receber suplementação, principalmente com relação à vitamina B12, que não existe nas fontes alimentares vegetais“, diz Julio Sérgio Marchini, professor da USP.

Um dos nutrientes mais importantes para uma criança é a vitamina B12, que ajuda na formação do sangue e no funcionamento do sistema nervoso. A deficiência pode provocar a anemia ou problemas neurológicos. Por isso a importância de um acompanhamento profissional.

 

Escrito por

NOTICIAS REAIS

Redator há mais de 4 anos, especializado em entretenimento. Compromisso com a verdade e a transparência dos fatos, seja notícias de famosos ou assuntos políticos. Jornalismo é um serviço à população.