O abacaxi é uma fruta que geralmente ou você ama, ou você odeia. Não existem muitas pessoas que consigam se manter em cima do mudo quando o assunto é essa fruta em particular. O motivo disso é que, ao mesmo tempo, o abacaxi é muito bom mas também pode ser meio complicado.
Quem não gosta geralmente experimenta desconfortos depois de ingeri-lo. Muita gente pode sofrer com reações alérgicas, ou ter ferimentos na boca em razão da acidez, dentre outros problemas. Mas quais os pontos positivos dessa fruta?
Para começar, o abacaxi possui bromelina, uma enzima capaz de ajudar na digestão. Ou seja, quem come a fruta depois de uma boa refeição, geralmente vai sentir um processo digestivo mais suave e tranquilo.
Além disso, o abacaxi possui antioxidantes e é rico em vitamina C, o que o torna um importante aliado na manutenção da imunidade. Mas não para por aí, o abacaxi é bom para a prevenção de muitas doenças porque é rico em fibras, minerais, vitaminas e possui propriedades anti-inflamatórias.
Em contrapartida, em grandes quantidades pode ser ruim para a saúde por alguns motivos. Primeiro, justamente por ser rico em bromelina, pode causar efeitos de intoxicação, como erupções na pele, vômitos, diarreia e até sangramentos em alguns casos. Por fim, se você é alérgico a látex, deve evitar o consumo da fruta a todo custo.
Sabendo de tudo isso, em que grupo você se encaixa: ama ou odeia o abacaxi?