O caminhão encontrado abandonado em uma estrada na cidade de San Antonio, localizada no Texas, nos Estados Unidos, leva dentro do baú dezenas de pessoas que sonhavam com dias melhores e que acabaram perdendo a vida de maneira horrenda.
O veículo foi encontrado na última segunda-feira (27), após alguns trabalhadores ouvirem pedidos de socorro, dentro do caminhão frigorífico havia 51 corpos amontoados e 16 pessoas agonizando sob o calor de cerca de 40 graus, sem água e sem oxigênio suficiente para todos.
Além das vidas destas pessoas que são tratadas como mercadorias pelos criminosos que montaram uma verdadeira indústria da imigração e que fazem fortunas com a travessia de ilegal para os Estados Unidos, também foram ceifados de maneira cruel o sonho de cada um deles de ter uma condição de vida um pouco melhor e de ter condições de cuidar dos seus.
Foi assim, cheia de sonhos e esperança que duas irmãs adolescentes deixaram a casa dos pais na Guatemala rumo aos Estados Unidos, segundo a imprensa internacional, ao se despedir de parentes na Guatemala, uma das irmãs teria falado que ia em busca de “alcançar os sonhos e também ajudar a família”, e partiram com a promessa de que dariam a família melhores condições de vida.
As adolescentes identificadas como Carla Carac Tambriz, de 16 anos e Griselda Carac Tambriz, de 17 anos. Assim como elas, todos os dias dezenas de imigrantes perdem suas vidas tentando entrar nos Estados Unidos em busca do tão almejado “sonho americano”.
Segundo as primeiras informações as vítimas teriam percorrido um trajeto de cerca de 250 km, sem refrigeração, sob um calor escaldante até que foram abandonados em San Antônio, local conhecido como ponto de desembarque para os imigrantes ilegais, que a partir dali são deixados a própria sorte.