Embora não seja, geralmente, um grave problema de saúde, micoses costumam ser muito desagradáveis. Quando você sofre de micose em áreas sensíveis, tais como a unha do pé, por exemplo, o problema parece aumentar ainda mais de tamanho.
Micose é um problema associado a microorganismos que se instalam na região afetada e começam a dar problema. A micose é causada por fungos que se instalam e passam a se alimentar da queratina presente naquela região.
Em geral, não é um problema grave, mas pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Quando tratado rapidamente, é um problema facilmente curável. No entanto, muitas pessoas ignoram a micose até o ponto em que ela evolui.
A micose é facilmente perceptível, geralmente associada a áreas esbranquiçadas, coceira, áreas amareladas, etc. A onicomicose precisa ser tratada com acompanhamento de um profissional da dermatologia, para que seja feito o tratamento adequado.
Existem muitos medicamentos no mercado para o tratamento de fungos, mas é importante saber qual tipo de fungo esta causando a micose e isso se descobre através de um exame, pedido pelo seu médico dermatologista. O problema precisa ser tratado de forma séria e continuada, podendo chegar a durar cerca de um ano, em alguns casos.
Para evitar a micose é preciso seguir alguns cuidados básicos:
- faça a higiene adequada dos pés
- evite períodos prolongados com meias e calçados apertados, que permitam o acumulo de umidade
- não compartilhar produtos de manicure e pedicure
- usar sandálias em ambientes compartilhados, como piscinas de grande circulação