A Ásia, a qual contém uma vasta quantidade de doenças infecciosas, que são emergentes, está preocupada com há possibilidade de uma nova pandemia. Enquanto todo mundo está lutando contra covid-19, a diretoria de um centro de pesquisa contra doenças infecciosas vive preocupada com uma nova doença.
As regiões tropicais da Ásia, possuem uma biodiversidade muito rica, a qual apresenta um grande risco a vida humana. Pesquisadores vem analisando as espécies e doenças em buscas de se prevenir e remediar sobre as consequências do contanto destes animais com as pessoas.
Com a grande possibilidade de potenciais patógenos, que só aumenta a chance de surgir um novo vírus na humanidade, profissionais estudam a todo custo sobre as doenças tentando prevenir que algo pior aconteça, como aconteceu com a descoberta do novo coronavírus.
A pesquisadora, Supaporn Wacharapluesadee, já descobriu em diversos estudos novos vírus ao longo dos anos, os quais foram coletados dos morcegos, onde também foi descoberto diversos tipos de coronavírus e mutações de doenças mortais.
Entre essas doenças inclui o vírus Nipah, onde ainda não se tem o tratamento, e a taxa de sua mortalidade é alta. Segundo a pesquisadora, a taxa pode chegar a ter cerca de 40% a 75% de morte nas pessoas infectadas.
A pesquisadora não está sozinha em relação a preocupação de uma nova pandemia, a OMS também tem uma grande lista, onde analisa possíveis causas de doenças, com potencial para uma pandemia e crise mundial.