A Ômicron é uma das já registradas variantes da covid-19 e, como muitas das demais, tem causado apreensão e interesse da comunidade médica. O grande esforço desse momento é entender seus sintomas e traçar uma forma de combate.
Como ainda esta sendo analisada, algumas “novidades” sobre esta variante continuam sendo descobertas e trazem novas informações. Neste sentido, um novo sintoma da variante acabou sendo descoberto de forma inusitada.
O novo sintoma ainda não foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, mas pode ser a qualquer momento. A descoberta se deu através de um aplicativo que monitora a evolução da covid-19 desde maio do ano de 2020.
O Zoe COVID Symptom Study App coleta dados de usuários e faz um cruzamento das informações. O método foi responsável por revelar o novo sintoma, causando surpresa até mesmo em alguns setores.
Segundo dados do aplicativo, uma em cada cinco pessoas relata sofrer de dor lombar depois de testar positivo para a doença. O número equivale a cerca de 19% dos infectados, um número que esta longe de ser desprezado.
O aplicativo opera no Reino Unido, mas encontra eco em um país na outra ponta do Globo. Logo que a ômicron começou a se propagar com força, em 2021, médicos da África do Sul relataram que a dor lombar era um sintoma recorrente.
O dado demostra que o sintoma é realmente uma marca da Ômicron, o que pode ajudar em diagnósticos.