Os parlamentares estão analisando a implementação de um novo auxílio. Desta vez, este seria voltado para jovens com idades entre 18 a 29 anos. A intenção seria que o auxílio fosse concedido para ajudar em uma qualificação, essencial na busca de um emprego. O auxílio também serviria para quem já está desempregado há um bom tempo e não consegue encontrar mais nenhuma oportunidade.
Os que se encaixam nessa condição receberiam um auxílio avaliado em cerca de 550 reais por mês. E sua jornada de trabalho seria apenas de 22 horas mensais, ao invés das 44 horas tão comuns em outros contratos.
Com isso, todos os interessados deverão passar por um curso voltado para a qualificação no mercado de trabalho. O governo arcaria com 50% das despesas, enquanto a empresa custearia o restante.
Este novo auxílio tem sido chamado de Regime Especial de Trabalho Incentivado, Qualificação e Inclusão Produtiva, Requip, visando qualidade e inclusão. A proposta foi do deputado Christino Áureo.
Este auxílio também visa ajudar todos aqueles que tiveram de alguma forma os seus empregos afetados por conta da pandemia da COVID-19.
Algumas das medidas incluídas no programa já foram testadas em meados do ano passado, com o programa ‘Carteira Verde e Amarela’. Por este motivo, existem grandes chances de que agora o benefício consiga uma aprovação geral e seja incluso nos auxílios concedidos para a população brasileira.
Os interessados deverão estar cadastrados no CadÚnico.