Em Goiás, mais especificamente na região de Aparecida de Goiânia, foi detectado uma nova cepa do vírus da dengue. A nova cepa está preocupando os especialistas, pois ela parece se espalhar com mais facilidade do que a atual linhagem que está circulando em nosso país. A dengue é um problema de saúde público brasileiro, com muitas pessoas precisando de atendimento médico após terem contraído a doença.
A descoberta foi divulgada nesta última quinta-feira, dia 5 de maio, sendo feita pelo laboratório Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) em uma parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás.
“Ainda não sabemos como será a proliferação do genótipo cosmopolita no Brasil. Mundialmente, ele é muito mais distribuído e causa mais casos do que o genótipo asiático-americano, que circula no Brasil há anos. O quadro global indica que a linhagem cosmopolita tem capacidade de se espalhar facilmente”, revelou um dos pesquisadores, sendo identificado como Luiz Carlos Júnior Alcantara.
Essa linhagem já está bem espalhada no mundo, sendo conhecida em lugares como na África, Ásia e no Oriente Médio. Contudo, ainda não existiam casos no território brasileiro. Aliás, se trata de um segundo caso registrado na região das Américas. O primeiro foi no Peru, após um surto que ocorreu em 2019.
Em 2022, a região de Goiás, já vive um surto de casos relacionados a dengue. Segundo um levantamento, a cada 100 mil moradores, 1.300 estão ou já tiveram dengue neste ano.