Está acontecendo um aumento de casos do norovírus na região de Salvador, na Bahia. Se trata de um vírus muito contagioso, pois se prolifera de forma muito rápida e os especialistas estão preocupados com toda essa situação. Os sintomas ainda podem ser confundidos com outras doenças.
Um estudo foi realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e apontou um aumento no surgimento de casos na região, analisando algumas amostras, sendo que de 35, 15 acabaram testando positivo para o vírus.
O médico Diogo Umann, filiado ao iMEDato Consultas e Exames atuando como diretor-clínico e clínico-geral, explicou que se trata de um vírus que tem muita resistência e pode ser transmitido facilmente de pessoa para pessoa. E por conta da rápida mutação desse vírus, não foi possível criar uma vacina contra ele.
Diogo ainda contou que os principais sintomas são: aparecimento de náuseas, vômitos e diarreia forte. Também podem aparecer outros sintomas como febre e dores no corpo. Os sintomas ainda podem demorar até 72 horas para começar a aparecer.
Não se tem uma causa definida para um aumento dos casos na região de Salvador, porém, acredita-se que possa ser por conta do alto número de turistas que estão circulando no local.
Especialistas alertam que a melhor forma de se prevenir é manter hábitos de higiene básica, como sempre lavar as mãos e lavar muito bem os alimentos antes de chegar a consumir eles.