Nódulo na fossa nasal: O que é, consequências e como identificar a condição que tirou Gal Costa dos palcos

Gal estava se recuperando em casa após passar por uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal.

Nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, ocorreu a morte da famosa cantora Gal Costa. Ela morreu aos 77 anos de idade, e as causas de sua morte ainda não foram reveladas ao público.

Contudo, a famosa estava afastada dos palcos desde meados de setembro, quando recebeu recomendações médicas para se recuperar em casa. Isso ocorreu após ela ter realizado uma cirurgia, na qual, retirou um nódulo na fossa nasal direita. 

Ainda não se sabe se a morte da famosa tem alguma relação com o procedimento, porém, é bem provável que não, já que é considerado uma cirurgia leve e é extremamente raro que ocorra um óbito com a realização deste procedimento.

O que é nódulo nasal? 

Pode ser um pólipo, como se fosse um caroço dentro do nariz, pode ser um tumor benigno ou maligno, ou pode ser um crescimento anormal das conchas nasais, que são carnes internas do nariz que, quando crescem exageradamente, causam problemas de obstrução”, explica o médico James Azzam, especialista na área.

 

Quais são as consequências? 

O nódulo pode tampar a respiração e causar alterações no timbre da voz, o que no caso de Gal, como cantora profissional, poderia ser um grande problema.

Outra consequência é uma possível sinusite, pelo entupimento dos canais do seio da face.

Como é possível identificar? 

Se você estiver com nariz entupido há mais de uma semana, é bom procurar por um médico.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.