Mulheres contaram os seus relatos de como é viver com endometriose. Esse foi o caso de Hollie.
“O sexo dói tanto que eu raramente faço. A dor que sinto depois é simplesmente horrível”, desabafou ela.
Mas, o que é a endometriose?
Se trata de uma condição em que o tecido que reveste o útero cresce para fora do órgão, em regiões como os ovários e tubas uterinas. Isso pode afetar a fertilidade da mulher.
O quadro costuma causar dor intensa durante o sexo, assim afetando duramente a vida sexual dessas mulheres.
Hollie tem 24 anos e contou que a doença afetou sua educação, perspectivas de carreira e sua educação.
O diagnóstico foi tardio, como ocorre com a maioria das mulheres. Ela passou cinco anos lidando com a dor, sem saber do que se tratava.
Hollie ainda tem uma filha com o seu parceiro, que diz ser compreensível diante de tudo que ela tem passado. Porém, o seu maior sonho seria ter um outro filho, o que ela sabe que provavelmente não será possível, devido a doença.
A endometriose não tem uma cura. Existe uma cirurgia que pode ajudar, mas não é uma garantia e o procedimento pode gerar complicações.
Sophie, outra mulher que sofre de endometriose, contou que seu parceiro não foi compreensível com ela e a traiu. Agora, ela não está buscando um relacionamento, já que possuí o problema.
Sophie tem sofrido tanto com as dores que considera realizar uma histerectomia, que vai aliviar os sintomas, mas ela não poderá ter mais filhos.