Vanessa Bonança tem 41 anos e atualmente mora no litoral de São Paulo, na região de Praia Grande. Vanessa possui uma doença extremamente rara que acaba afetando duramente o seu equilíbrio e pode parar o seu coração. Ela chegou a demorar 2 anos para ter o diagnóstico certeiro após sentir os primeiros sintomas que começaram ainda durante sua adolescência.
“No começo foi muito difícil, porque o médico falou que eu ia viver dois anos só. Por conta desta patologia, ela mexe muito com o músculo, os órgãos e a qualquer hora o meu coração pode parar”, contou, ao ser diagnosticada com ataxia de Friedreich, logo quando passava dos 20 anos para os 21.
Vanessa relata que os sintomas começaram quando ela tinha apenas 17 anos, começando por coisas básicas, por exemplo, quando ela tentava correr, acabava perdendo o equilíbrio, assim impedindo que ela completasse a ação. Com o passar do tempo, tarefas simples, como ligar um carro, se tornaram realmente complicadas.
Com isso, ela conta que sentiu muito medo, achou que era algo espiritual e demorou para ir ao médico. Além disso, quando foi, recebeu a notícia que em breve morreria.
Apesar disso, ela continuou a viver normalmente, chegando até mesmo a se casar, a se separar, a estudar e trabalhar.
A doença não possui uma cura e conta com poucos tratamentos. A melhor alternativa para Vanessa é continuar realizando sua fisioterapia de maneira contínua.