A busca por “padrões” de beleza é um assunto corriqueiro entre muitas mulheres que se submetem muitas vezes em situações extremas para obter um corpo “ideal”. Apesar disso, cresce nas redes sociais, correntes mulheres que querem abolir esses “padrões” de beleza e buscar saúde acima da aparência.
Recentemente, o caso da cantora Paulinha Abelha chamou atenção no Brasil inteiro por sua morte precoce. A cantora estava fazendo tratamento para perder peso e medicamento está entre uma das possibilidade que podem ter agravado o quadro de saúde da cantora.
Um outro caso recente, foi com a paraense Cristina Martins de 33 anos. Ela precisou retirar seu rim direito durante uma cirurgia que tinha como objetivo remover um cálculo renal.
Cristina havia feito no mês de novembro aplicações de enzima para emagrecer e nos últimos três meses ela vinha sentindo fortes dores. O medicamento que era para lhe proporcionar um certo conforte estético acabou se tornando um sério problema clínico.
A designer de unhas concedeu entrevista ao g1 e contou que mulher que fez o procedimento de aplicação da enzima se dizia enfermeira. Cristina que já possuía um histórico de problema renal começou a sentir dores nos rins no mesmo dia que fez a aplicação da enzima.
Ao procurar ajuda médica da UPA, o médico da unidade informou a Cristina que o produto afetou o órgão gravemente o órgão. Dado a gravidade, ela foi encaminhada para um urologista e uma cirurgia para retirada de cálculo renal foi marcada.
Porém, o que ela para ser um procedimento simples se tornou uma ocorrência de urgência. Segundo ela, quando os médicos abriram o rim notaram a gravidade do problema já que a inflamação poderia chegar à coluna e gerar complicações ainda mais graves.
O caso de Cristina é um importante alerta para aquelas mulheres que buscam estar dentro deste “padrão” de beleza que não reflete a realidade.