Debby Neal-Strickland e Jim Merthe se casaram uma década depois do primeiro encontro. A relação foi tranquila e Debby nunca teve problemas com a ex-mulher de Jim, mas as duas também não chegaram a ser próximas.
As coisas mudaram recentemente, depois de problemas de saúde de Mylaen Merthe. Aos 59 anos, ela lutava contra uma doença renal há muitos anos, mas recentemente viu uma piora realmente significativa. Mylaen corria risco de não sobreviver.
Mylaen e Jim estavam divorciados já há uma década quando Debby e Jim se aproximaram. Debby também sabia que o ex-casal tinha filhos e sempre estariam ligados, mas nunca houve problema entre ela e Mylaen. A família vivia de forma pacífica.
O momento era profundamente especial para a família, não apenas pelo casamento entre Jim e Debby, mas porque a filha do ex-casal estava prestes a dar a luz. Mylaen e Jim se tornariam avós pela primeira vez e Debby, naturalmente, estava também empolgada com a chegada do bebê.
Debby sabia da doenla de Mylaen e decidiu fazer o teste, quando descobriu que era compatível. Uma doação poderia simplesmente salvar a vida de Mylaen e dar a ela a chance de conhecer seu primeiro neto.
A mulher contou que não conseguia lidar com a ideia de Mylaen não conhecer seu neto, não testemunhar o parto de sua filha. O dia do transplante acabou sendo apenas dois dias depois do casamento e Debby o descreve como “o dia mais incrível” de sua vida.