Uma mulher de Botucatu, cidade de São Paulo, foi diagnosticada com gripe, resfriado comum e covid-19. O caso tem chamado a atenção da comunidade médica. A mulher é médica ginecologista e tem 49 anos de idade.
Segundo o médico infectologista Alexandre Naime Barbosa, a mulher já esta recuperada e retomou as atividades profissionais sem maiores sequelas. Naime destaca que a médica estava vacinada com três doses contra a covid-19 e isso impediu um quadro grave.
Para fechar o diagnóstico da paciente, o médico conta que foi preciso fazer o exame chamado de “painel viral”, o mais preciso nesse tipo de combinação de vírus. O teste indicou a infecção pelos múltiplos vírus.
Naime ainda apontou que a médica esteve em múltiplos eventos sociais nas últimas semanas, o que pode ter contribuído para que ela acabasse exposta a todo tipo de vírus respiratório. O médico revela ainda que a paciente confirmou que nem todos usavam máscaras nesses eventos.
A ginecologista tinha 3 dias de tosse seca e nariz escorrendo quando procurou atendimento, o que abriu a fase de investigação. O médico destaca que é preciso entender como usar a flexibilização das medidas de restrição sem se expor em demasia.
“É necessário que as pessoas sigam tendo as regras básicas de prevenção a qualquer infecção respiratória viral, que é o uso de máscara, o distanciamento social e evitar aglomerações e contato com muitas pessoas”, explicou, destacando a importância da máscara.