Uma idosa de 69 anos foi considerada incapaz de cuidar de seus bebês gêmeos. Isso ocorreu quatro após ter dado à luz a eles através de uma fertilização in vitro.
Mauricia Ibanez deu à luz os gêmeos Gabriel e Maria de la Cruz em um hospital na cidade de Burgos, no norte da Espanha, no ano de 2017.
Com 64 anos de idade, ela viajou aos Estados Unidos para realizar o procedimento. Ela chegou a ser considerada a mais velha mãe a dar à luz na região da Espanha.
Os gêmeos, agora com quatro anos, foram levados para um orfanato pouco depois de nascerem em 2017.
A Suprema Corte Espanhola tomou a decisão de tirar a guarda das crianças em meados de abril de 2020.
A decisão, proferida pelo Tribunal Provincial de Burgos, concluiu que os gêmeos não estavam sendo cuidados em “condições ideais” para o desenvolvimento de duas crianças.
De acordo com o órgão, apesar das condições de saúde de Mauricia não terem sido divulgadas, é dito que ela não teria capacidade de cuidar das crianças.
O tribunal disse que a decisão foi baseada na opinião de um especialista, não relacionada à sua idade ou saúde mental.
Mauricia chegou a dizer que tudo estava sendo tirada dela e que a qualquer dia suas crianças não conviveriam mais com a mãe e acredita que a decisão apenas foi tomada por ela ser um mulher idosa que teve filhos nesta fase da vida.