O caso que aconteceu nesta última segunda, dia 11 de abril, é uma prova dos riscos que estamos sujeitos diariamente. De acordo com os familiares, a mulher de 57 anos de idade estava almoçando quando se engasgou com um pedaço de carne.
O incidente aconteceu no início da tarde e os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros para socorrer a senhora engasgada e a própria corporação acionou o SAMU(Serviço de Atendimento Médico de Urgências).
Ao chegar no local os bombeiros encontraram a mulher já em parada cardiorrespiratória. Assim que o SAMU chegou a equipe encontrou os bombeiros realizando manobras de ressuscitação. Neste momento, os membros da corporação já tinha tirado o pedaço de carne que estava preso na garganta da senhora.
Infelizmente, a manobra de reanimação cardiopulmonar realizada pelos bombeiros não surtiu efeito e não foi possível reverter o quadro clínico da mulher.
Ela veio a óbito ainda no local. Este caso é um importante alerta para os momentos de refeição tanto entre adultos quanto em crianças. Além disso, o conhecimento da conhecida “manobra de heimlich” é algo que poderia ter ajudado muito neste caso.
Mas é importante ressaltar que esta manobra só deve ser realizada caso a pessoa ainda esteja consciente.
Caso a pessoa tenha perdido a consciência devido a obstrução das vias aéreas, a manobra de heimlich deve ser abandonada iniciando-se a massagem cardíaca. Em geral, a pressão causada pela massagem pode forçar a saída do objeto ou alimento que esteja bloqueando as vias aéreas.