Pedir lanche, entrega ou até mesmo uma corrida pode estar mais difícil hoje (29). Trabalhadores de aplicativos como 99, Uber e iFood, decidiram deflagrar greve contra as empresas, cobrando melhores condições de trabalho.
De acordo com o apurado pelo UOL, cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, devem integrar a paralisação. Os trabalhadores cobram melhores pagamentos e condições de trabalho.
Embora a categoria seja composta por trabalhadores autônomos, nos últimos anos, motoristas e entregadores tem buscado uma organização para reinvindicação de melhorias. Segundo os organizadores da paralisação, a ação terá abrangência nacional.
Os trabalhadores reclamam, principalmente, da baixa dos lucros em virtude do aumento do preço dos combustíveis. A categoria cobra um reajuste que comporte o aumento dos custos, para que se mantenha um lucro justo.
Apesar de estar sendo organizado como um movimento unitário, os trabalhadores de cada estado tem autonomia para decidir como será a manifestação. Livio de Andrade, ouvido pela matéria, traz detalhes sobre a decisão.
“Aqui [no Rio] vamos levar bandeiras, buzinar e tentar interferir o menos possível no trânsito. Vamos à sede do Uber para tentar falar com algum representante”, explicou.
Hoje (29), a paralisação deve atingir diversas cidades e estão confirmadas: Juíz de Fora, Região dos Lagos (que abrange diversas cidades do estado do Rio de Janeiro), Volta Redonda (RJ), Campos (RJ), Campinas (SP), Santos (SP) e Ribeirão Preto (SP). Uma nova paralisação está sendo organizada para esta sexta-feira.