O mundo do cinema está de luto hoje com a notícia de morte de Cicely Tyson, aos 96 anos. A atriz começou a carreira profissional como modelo, mas logo se entregou a atuação e recebeu prêmios das principais academias dos Estados Unidos.
Em 1972, Tyson recebeu sua primeira indicação ao Oscar, pelo filme “Lágrimas de Esperança”. Dali em diante, foram vários outros trabalhos que voltaram a render novas indicações e também a conquista de diversos prêmios.
Tyson recebeu estatuetas da trindade da atuação nos Estados Unidos: Emmy, Oscar e Tony. A atriz se tornou a primeira mulher negra a receber um prêmio honorário no Oscar e fez história. A Academia emitiu nota lamentando a morte da atriz.
O empresário da atriz, Larry Thompson, foi responsável por lançar a nota confirmando a morte de Tyson. A família preferiu não divulgar a causa da morte. A Academia, responsável pelo Oscar, lembrou que Tyson escolhia seus papéis com base em uma promessa feita a si mesma.
Quando começou a carreira, Tyson se comprometeu consigo mesma a interpretar apenas mulheres fortes, e conseguiu. “Liderou pelo exemplo e vai fazer falta”, escreveu no Twitter a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Early in her career, Cicely Tyson promised herself that she would only portray strong women. Harriet Tubman. Coretta Scott King. Miss Jane Pittman, and so many others. An Honorary Oscar winner in 2019 for her extraordinary body of work, she led by example and will be missed. pic.twitter.com/OLW8LGUhml
— The Academy (@TheAcademy) January 29, 2021
Na TV, Tyson escreveu seu nome em séries como “How to Get Away With Murder”, ao lado de Viola Davis, e “House Of Cards”, grandes sucessos recentes. No Cinema, atuou em sucessos como “Histórias Cruzadas” e “A Melhor Escolha”.